06/07/2021

"Capas e Páginas do Fanzine X9 e do Scrapbook: Annual Report do Crime" ( especial do Fanzine X9 de 1988-89 ) Design by Miran




 "Fanzine da X9, Arte Editorial de 1988-89" - Mais um produto editorial que me deliciei em executar no final dos anos 80. Os amigos Jefferson ( o Jéfe ), Adilson e Ivone me contataram para fazer um projeto para uma nova "X-9", renovando a revista pulp brasileira que fechara nos anos 70. Prontos para comprar os direitos através de negociações de 2 pequenas editoras daqui, que estavam estabelecidas na Rua Said Fatuch com CEP 80210120 ( localizadas no bairro que hoje é chamado Jardim Botânico ), me proporcionaram então, a oportunidade de tentar fazer um belo trabalho e, já de pronto, não fiz um projeto, entrei de sola publicando um Fanzine da revista X-9. Criando o logo, poster promocional e editando páginas com conteúdos da própria revista X-9 e da estupenda coleção "Enciclopédia da Luta Contra o Crime" da Abril Cultural! Pouca tiragem com mistura de impressões, xerox, serigrafia, offset e até tipográficas. Consegui também um achado: fazer uma espécie de livro de recortes: "Scrapbook" muito usual nos EUA que denominei "Annual Report do Crime. Fiz um para 1988 e outro de 1989 (onde explorei a linguagem daqueles arquivos policiais do Crime, Mugshots ) - com fotos, digitais, carimbos e rasuras na escrita O que pude resgatar eu tratei, reproduzi dos slides, escaneei páginas com provas existentes e escolhendo algumas das mais atraentes e posto aqui. Poderão vê-las depois mais completas, lá no meu Blog de Design.A maioria das fotos são da própria X-9, da Coleção da Luta contra o Crime e as ilustrações são do Serge Martinez.

"X-9" Fanzine teve design e direção de arte de Oswaldo Miranda ( Miran ) e com a aplicação da fonte Schmalfette  ( criada pelo designer Walter Haettenschweiler em 1954 )  que na ocasião, só existia em fotololetras. A fonte foi nos anos 80, redesenhada por Miran com o nome "Schmalfette Twen" em homenagem a revista alemã "Twen", que nos anos 60, revolucionou o design editorial aplicando com muito garbo e abundantemente a fonte comentada.